RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DAS ETAPAS DO PROJETO
CONCURSO N.º 12/2021 SECULT GO

KALUNGA E QUILOMBOLA LEI ALDIR BLANC 2021 – Inscrição GO1015822180

O projeto Saberes e Fazeres da Farinha de Mandioca Kalunga está cadastrado no Mapa Cultural Goiano e foi proposto pelo Agente Cultural José Paulo Fernandes de Souza. Tem como objetivo produzir conteúdos sobre a memória e os conhecimentos tradicionais da feitura da farinha de mandioca do Kalunga e toda a cultura que o envolve.


O projeto teve como objetivos:

1. Recuperar a memória da confecção da farinha de mandioca, feita até hoje de forma ancestral, por meio da realização de Oficinas Culturais na Escola Estadual Reunida Kalunga II, situada no núcleo do Riachão – município de Monte Alegre;

2. Registrar em fotos e vídeos e divulgar em plataformas online todo o processo de construção do conhecimento sobre a confecção da farinha de mandioca na comunidade Kalunga (Youtube, Vímeo, Blogs, Redes Sociais).

RESUMO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – AÇÕES CULTURAIS (180 dias):
Preparação da Oficinas de formação Farinha de Mandioca – saberes e fazeres Kalunga; De acordo com o cronograma pré-estabelecido no mês de Janeiro de 2022 José Paulo deu início à organização da oficina (Chamada para inscrição, Inscrição e seleção dos alunos).

Nos meses de fevereiro e março (aos sábados) foram realizadas as oficinas de registro audiovisual que totalizaram 40 horas de atividades.

Nos meses de abril e maio, em parceria com o Coletivo de Comunicadoras Koskatl, foi realizado o planejamento da produção dos conteúdos multimeios e a organização dos arquivos de registro audiovisual coletado durante as oficinas. No mês de junho foi iniciada a publicação dos conteúdos nas plataformas digitais (Blogs) e realizadas as atividades de divulgação dos resultados na comunidade.

RESULTADOS ALCANÇADOS:
Foi realizada a oficina Farinha de Mandioca – saberes e fazeres Kalunga com a participação de 15 adolescentes que fizeram a captação do registro sobre os saberes e fazeres do engenho de farinha kalunga em áudios, fotos e vídeos e na sequencia acompanharam o processo de criação das peças audiovisuais realizadas em parceria com o Coletivo de Comunicadoras Koskatl.


Este projeto foi contemplado pelo Edital de Letras Aldir Blanc – Concurso no 13/2021- SECULT-GOIÁS – Secretaria Especial de Cultura – Governo Federal